segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A ansiedade

Caro leitor, hoje quero escrever de uma uma pouco forma diferente... É, isso mesmo, “quero”, “eu quero”! Primeiramente porque falar sobre ansiedade remete diretamente a minha pessoa. Segundo porque, apesar de saber que eu sou sem dúvida umas das pessoas menos indicada para falar do assunto, quero compartilhar minhas experiências, que talvez possam ser úteis para outras pessoas...

Certo dia, num consultório médico, eu ouvi pela primeira vez na vida a pergunta: “Mas o que é a ansiedade?”. Isso me desconcertou totalmente... Pois eu me auto-declarava ansiosa desde muito pequena (talvez por ouvir a minha mãe falar tantas vezes que ela era ansiosa demais). Também já tinha ouvido de outras pessoas variados assuntos sobre a ansiedade e também já tinham me chamado não raras vezes de ansiosa. Enfim, na prática, eu realmente sabia o que era a ansiedade e os sintomas aparentes de uma pessoa ansiosa, mas eu nunca tinha parado para pensar no significado dessa palavra, na essência dessa característica humana, por assim dizer... É, porque pelo menos ao meu ver todos somos ansiosos. Uns mais, outros menos. Outros ainda que conseguem conter quase todos os sintomas de uma pessoa ansiosa...

Bem, naquele consultório medico eu não soube definir em palavras o que era a tal ansiedade e então ouvi uma resposta bastante rápida e direta: “É viver o futuro e se esquecer do presente.”. Nossa! Já faz muito tempo isso, mas essas palavras ficaram muito bem gravadas na minha memória... Meu cérebro naquele momento parou! Fiquei refletindo na minha mente todo o significado daquela definição. E depois dessa rápida reflexão fez muito sentido aquela tão breve descrição. “É a mais pura verdade”, pensei naquele momento e continuo concordando até os dias de hoje.

Mas é muito sério tudo isto! Quem nos tempos de hoje não se sente ansioso em várias situações da vida, quiçá em todos os momentos? A ansiedade está hoje presente não só na vida dos adultos, mas também nas crianças e, muito provavelmente, de modo especial na vida dos jovens. Mas aí o problema é: será se estamos vivendo o presente? Pela definição tão simples e precisa que recebi naquela consulta médica, o mundo de hoje não vive mais o presente. Nós apenas nos preocupamos com o dia de amanhã, com o nosso futuro financeiro, profissional, com o futuro dos nossos filhos, com os eventos que ainda virão... Mas e o dia de hoje? Melhor ainda, e o momento de agora!? Este exato segundo! Quem se preocupa? Quem pára para aproveitar o momento presente sem preocupações com o que vai acontecer depois, seja num futuro próximo ou distante?

Por favor, não me interpretem mal, pois eu não estou me referindo às preocupações com as conseqüências dos nossos atos de hoje, com o que eles vão refletir no futuro. Muito pelo contrario! Eu entendo e concordo plenamente que podemos, e deveríamos sempre, nos preocupar com as conseqüências dos nossos atos e escolhas do tempo presente. Agora, o não nos faz bem é viver “aprisionados” no que pode ou não acontecer no futuro, com os pensamentos voltados todo o tempo para os acontecimentos que virão, em detrimento dos acontecimentos atuais.

Quem se preocupa demais com o futuro, não entendeu ainda que não podemos mudar o curso da vida simplesmente pela preocupação. O que pode mudar o futuro são as atitudes presentes, não a ansiedade pela vinda do incerto ou obscuro futuro.

A ansiedade não pode nos levar a lugar algum. Mas existe alguém, um ser superior, que tem poder para mudar o curso das coisas, de guiar a nossa vida e de transformar o nosso presente e também o nosso futuro: DEUS! Só Ele é capaz de prover todas as coisas. Nas mãos d’Ele tudo prospera, pois Ele nos ama com um amor de Pai, um amor infinito.

Não existe ansiedade capaz de abalar ou preocupar quem tem a sua confiança com Senhor, pois Ele é a esperança que não decepciona. Deus atende aos pedidos e súplicas de todos aqueles que têm fé. No entanto, mesmo na nossa ansiedade, Deus não nos desampara, pois a misericórdia d’Ele para conosco é infinita.

Ainda que o futuro seja incerto, nós cristãos e fiéis a Deus temos a certeza de que Ele nunca nos desamparará. Que tudo que colocarmos em Suas mãos Ele zelará.

Basta que confiemos n’Ele, que nos deixemos ser guiados por Ele...

Muitas vezes o nosso tempo, o tempo que nós queremos que as coisas aconteçam, não é o mesmo tempo de Deus. Nem sempre é fácil compreendermos isto, mas só Deus sabe o que é melhor para nós. Pra cada coisa, cada graça, cada pedido Ele tem um tempo certo, o melhor momento e Ele sempre age na hora certa. Mas nós precisamos estar bem perto d’Ele, através da oração.


Um comentário:

  1. Isso mesmo. Vivemos o contínuo desafio de deixar nossas vidas nas mãos do Senhor!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar meu blog.
Agora deixe aqui seu comentário ou sugestão.